Yuri de Castro Laurindo é mineiro, tem 25 anos e esta é sua segunda indicação ao “AIPS Sport Media Awards”. Com a foto Sangue Dor e Paixão – A Embaixada (acima) ele está em busca do prêmio
Campinas, SP, 06/05 – A International Sports Press Association (AIPS), anunciou nesta terça-feira, 06 de maio, os nomes dos três classificados para concorrer ao prêmio de jovens repórteres do “AIPS Sport Media Awards 2024”. Os vencedores serão revelados no 87º Congresso da entidade mundial que acontecerá entre os dias 13 a 17 de maio na cidade de Rabat, capital do Marrocos, sendo esta a primeira vez que a cerimônia será realizada na África.
O brasileiro Yuri de Castro Laurindo, que está na profissão há seis anos, é mineiro e tem 25 anos, foi selecionado entre os três melhores “Jovens Fotógrafos do Mundo” e concorre ao prêmio da entidade maior de jornalismo esportivo. Com a foto Sangue Dor e Paixão – A Embaixada, Yuri concorrerá contra o australiano Eric Wu e a húngara Anna Szilágyi.
A FOTO
A foto que foi escolhida pelos jurados da AIPS retrata uma torcedora do Racing, da Argentina, e foi tirada no duelo entre o Racing contra o Corinthians, dia 31/10/2024, no estádio El Cilindro, em Buenos Aires. Na ocasião o time argentino venceu por 2 a 1 e eliminou os brasileiros na fase semifinal da Copa Sul-Americana de 2024.
LONGA CAMINHADA
Foram quatro fases até chegar ao Top 3, onde será conhecido o vencedor. No total aconteceram 2.065 inscrições de 136 países diferentes. 664 fotógrafos foram para a lista longa. Deste 305 para a lista final, que marcou o início da segunda fase da escolha. No Top 10, 95 foram indicados e o brasileiro sobreviveu com seu trabalho.
Nesta terça-feira, 06/05, Yuri recebeu a confirmação que seu nome está na lista do Top 3 e ficará sabendo quem venceu no dia 13 de maio com o início do 87º Congresso da AIPS em Rabat, no Marrocos.
COM A PALAVRA YURI LAURINDO
“Estou muito Lisongeado com esta indicação. De 2.065 fotos, a minha foi relacionada para estar entre as três melhores do mundo. Só tenho a agradecer tanto a ABRACE, associação que sou filiado no Brasil, quanto a AIPS, que puderam me proporcionar esta sensação”, falou o brasileiro que complementou.
“Essa é a segunda vez que sou indicado para este prêmio. Em 2023 cheguei no Top´10. Este ano estou entre os três e torço para sair vitorioso. Mas, caso isso não aconteça, sei que estou crescendo muito na profissão e tenho fé em Deus que estarei de novo entre os três melhores e trarei o prêmio para o Brasil em 2026”.
FALA PRESIDENTE
O Presidente das Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (ABRACE), Artur Eugênio Mathias, ficou envaidecido pela indicação de um associado e falou sobre tal.
“É maravilhoso saber que um brasileiro associado da ABRACE, a única entidade de classe que representa o Brasil no cenário esportivo mundial, está bem perto de ganhar um prêmio desse porte. Estamos na torcida e sei que o estado de Minas Gerais, já que o Yuri também é associado da Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e que é presidida pelo Luiz Carlos Gomes, também está nessa torcida”.
JÁ VIROU TRADIÇÃO
Como nos anos anteriores, o Brasil estará representado no Congresso da AIPS em Marrocos. O vice-presidente Jair de Oliveira (ACEC/ES) e o secretário geral Edinho Campos (ACEISP/SP), estarão em Rabat no 87º Congresso da AIPS, que acontecerá entre os dias 13 a 17 de maio próximo.