O evento foi realizado no Hotel Palais Jawhara com a participação da ABRACE (Associação Brasileira de Cronistas Esportivos), uma entidade de cronistas esportivos reconhecida internacionalmente
Rabat, MAR, 13/05 – O primeiro dia da edição do 87º Congresso Internacional da AIPS (Associação Internacional da Imprensa Esportiva), que está sendo realizado na cidade de Rabat, em Marrocos, foi marcada pela cerimônia de entrega dos prêmios dos melhores da imprensa no mundo: o AIPS Awards.
O evento foi realizado no Palais Jawhara com a participação da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (ABRACE), uma entidade de cronistas esportivos reconhecida internacionalmente.
Em nome da ABRACE, estão em Marrocos o vice-presidente, Jair Oliveira, e o secretário geral Edinho Campos, ambos representando o presidente Artur Eugênio Mathias.
A cerimônia de premiação contou com a fala do presidente da AIPS, Giani Merlo, que enalteceu a nova edição do congresso em Marrocos que contou com o apoio total do Rei Maomé VI.
“Acredito que este patrocínio real é de imensa importância e, mais do que isso, nos traz grande felicidade. Marrocos é um país onde o esporte está profundamente enraizado, e posso atestar isso pessoalmente, pois conheço Marrocos há muitos anos. Este país produziu campeões esportivos excepcionais, como Saïd Aouita. Marrocos tem uma rica história esportiva e acredito que estamos no lugar perfeito para celebrar o esporte e o jornalismo esportivo”, afirmou Merlo para os mais representantes de mais de cem associações internacionais.
A cerimônia de premiação contou com a fala do presidente da AIPS, Giani Merlo, que enalteceu a nova edição do congresso em Marrocos que contou com o apoio total do Rei Maomé VI.
BRASIL ATIVO NAS PREMIAÇÕES
O Brasil esteve presente duas vezes na premiação dos melhores. Um foi o repórter Henrique Arcoverde – grupo Globo- com a matéria “Jogando em Casa”, exibida Esporte Espetacular, e conquistou o terceiro lugar na categoria Curta documental.
Outro premiado veio por meio do surfista Gabriel Medina, a foto icônica nas Olimpíadas de Paris, tirada no Thaiti pelo fotógrafo francês Jérôme Brouillet. Ele falou que o prêmio AIPS é uma sequência do que aconteceu após a repercussão mundial da foto. Destacou a importância de ter o trabalho valorizado por uma entidade tão respeitada como a AIPS.
PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO
O congresso prossegue nesta quarta-feira (14/05/2025) com a seguinte programação:
09:00 hs – Relatório dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 9h15 Jogos Olímpicos da Juventude, Dacar 2026.
09:30 hs – Operações de Mídia do Comitê Olímpico Internacional em 2026
09:45 hs – Apresentação da FISU
10:00 hs – Convenção de Saint-Denis: Anúncio do status de observador do AIPS
10:15 hs – Cerimônia de premiação do AIPS para melhor instalação de imprensa
10:20 hs – Relatório da FIFA
11:00 hs – Federação Marroquina de Futebol 11h15 Pausa para Café
11:30 hs – Fórum: Jornalismo Investigativo 12h30 Almoço
14:00 hs – Apresentação da UEFA
14:30 hs – Fórum: Inteligência Artificial: Ajuda ou Monstro para a Imprensa?
15:30 hs – Apresentação FIJ
15:45 hs – Apresentação das Olimpíadas Especiais
16:00 hs – Centro Esportivo Caribe
16:20 hs – Pausa para café
16:40 hs – Apresentação das Federações Marroquinas