Dentre os eventos destacados estão os Jogos da Juventude, em Dakar, em 2026. O Congresso da AIPS, em Marrocos, prosseguiu, nesta quarta-feira, com a apresentação de várias entidades organizadoras do esporte
Rabat, MAR, 14/05 – O Congresso da AIPS, em Marrocos, prosseguiu, nesta quarta-feira, com a apresentação de várias entidades organizadoras do esporte. Representantes da FIFA, UEFA, COI e IFJU apresentaram aos cronistas de todo o mundo a organização dos próximos eventos, até 2026, centralizando as informações no trabalho da imprensa e veículos de comunicação em geral.
Dentre os eventos destacados estão os Jogos da Juventude, em Dakar, em 2026. O governo de Senegal já informou que os profissionais da mídia credenciados não precisarão de visto para entrar no País, garantindo um amplo e moderno espaço para a cobertura das competições.
O Comitê Olímpico Internacional apresentou os números das Olimpíadas de Paris, destacando a quantidade de profissionais de imprensa credenciados e a grande maioria de canais independentes com jovens repórteres. Um trabalho que deve ter forte presença nos jogos em Dakar e nos Jogos Universitários de Verão.
BRASIL REPRESENTADO NO CONGRESSO
O Brasil está participando ativamente deste 87º Congresso da Imprensa Esportiva Mundial, em Marrocos. A ABRACE (Associação Brasileira de Cronistas Esportivos), única entidade da imprensa esportiva reconhecida internacionalmente, mandou o vice-presidente, Jair Oliveira, e o secretário geral Edinho Campos, ambos representando o presidente Artur Eugênio Mathias.
FIFA APRESENTA MENSAGEM AOS CRONISTAS ESPORTIVOS
A FIFA exibiu um vídeo do presidente Gianni Infantino com uma mensagem direcionada aos congressistas, na qual enaltece a importância da imprensa esportiva na cobertura das suas competições. A apresentação seguinte foi sobre o mundial de clubes 2026, nos Estados Unidos, sendo detalhada as diretrizes da imprensa, principalmente na questão das entrevistas durante cada jogo.
A FIFA anunciou o seu aplicativo que vai facilitar as informações oficiais de seus eventos, funcionando como apoio e fonte de informações para a imprensa. O aplicativo já está disponível para os sistemas Android e IOS. Infantino apresentou outros projetos para facilitar o trabalho dos profissionais da imprensa esportiva.
JORNALISMO INVESTIGATIVO NO FUTEBOL
O dia também foi marcado por dois fóruns que debateram o jornalismo investigativo na área do futebol, destacando a grande corrupção envolvendo governos na África e as ameaças e mortes de quem denuncia. Um profissional da imprensa de Gana participou do fórum com o rosto coberto, como forma de proteção de sua identidade por causa do trabalho de jornalista investigativo.
O fórum mais longo foi a conferência que debateu sobre a Inteligência Artificial com representantes da Índia, China, França, Espanha e Marrocos.
A grande preocupação não é a perda de espaço e mercado de trabalho para IA. Não é nenhum monstro, mas tem a preocupação de fake News e manipulação de fotos e vídeos. A inteligência artificial não apura, não entrevista e não tem fonte. Ela sempre vai precisar do profissional que apure as informações e registre os fatos, somente a partir daí é que o IA poderá reproduzir o conteúdo.